Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA

Podcast para aprender inglês funciona?

Podcast para aprender inglês funciona?
Acessibilidade
L L A- A+

A era dos podcasts chegou. Esse novo jeito de acessar conteúdos conquistou o mundo todo nos últimos anos. Segundo a plataforma de música Spotify, houve um aumento de 330% no número médio de ouvintes de podcast no mundo no período entre abril de 2017 e abril de 2018.

É que os podcasts são, acima de tudo, práticos. Seja durante a ida ao trabalho ou no tempo se exercitando na esteira, ouvir um podcast é o novo jeito de se informar e ainda passar o tempo. E por que não utilizar essa ferramenta para praticar inglês? Esteja você no nível básico ou avançado, existem muitas opções por aí que podem ajudar nos seus estudos.

Mas não entre no mundo dos podcasts em inglês com a expectativa de aprender tudo sobre o idioma apenas com essa ferramenta. Aprender uma língua estrangeira leva tempo, dedicação e muita prática. Entenda que os podcasts podem ser um braço do seu aprendizado. Além disso, eles ativam apenas uma das habilidades do aprendizado: o listening (a compreensão auditiva). Para aprender inglês por completo, é preciso treinar outras habilidades, como o speaking (conversação) e o writing (escrita), por exemplo - e  com profissionais qualificados e capacitados para isso!

Então, podcasts para treinar inglês são uma boa? Sim, pois você é exposto a diferentes vozes de locutores, contextos e vocabulário. E, claro, coloca em prática o seu listening. Uma dica é anotar as palavras que você aprender em cada episódio e reservar uma hora do seu dia para ouvir essa ferramenta.

Agora que você já está bem situado, reunimos algumas dicas de podcasts em inglês que podem contribuir com sua aprendizagem..

Melhores podcasts em inglês

ESL

Criado em 2005, bem antes do boom dos podcasts, o ESL Podcast ensina vocabulário em inglês aplicado a diferentes situações e contextos. A sigla ESL significa English as a Second Language, que em português significa “inglês como segundo idioma”. Ou seja, o podcast é voltado inteiramente para esse público que não tem o inglês como idioma materno.

Todos os diálogos são falados de maneira mais lenta, de modo que o aluno consegue compreender o que está sendo dito. Você pode selecionar os episódios baseado no tema que deseja, como compras e pedidos em restaurantes, entre outros. O conteúdo do ESL é pago.

BBC - 6 Minute English 

A BBC é uma das empresas de mídia mais conceituadas do mundo. Essa gigante britânica possui um podcast inteiramente voltado para quem quer praticar inglês! Com duração de seis minutos, os episódios levam notícias e informação com vocabulário simples e mais acessível. Os apresentadores falam com sotaque britânico e preparam aulas com muitos exemplos e contextualização. Você também pode conferir podcasts de outras temáticas da BBC. Eles são mais complexos em termos de vocabulário, pois são conversas mais longas. 

Stuff to Blow Your Mind e Stuff You Missed in History Class

Se você curte ciência, filosofia e curiosidades em geral, o Stuff to Blow Your Mind é o seu podcast. Apresentado por Robert Lamb e Julie Douglas, além de aprender bastante sobre estes temas, ele ainda o ajuda a absorver o inglês. Um dos pontos positivos desse podcast é que a diversidade de temas permite aprender bastante vocabulário. 

Já o Stuff You Missed in History Class aborda eventos históricos e curiosidades sobre eles. O podcast é apresentado por Holly Frey e Tracy Wilson com uma dinâmica bem informal.   

This American Life e Serial

Esse é um dos podcasts mais famosos que existem. Nele, o produtor de TV Ira Glass aborda assuntos que acontecem nos Estados Unidos. Esse é também um ótimo podcast para quem quer saber mais sobre o dia a dia dos americanos e sobre os temas que estão mais em alta no país.

O This American Life também desenvolveu um dos podcasts que geraram maior repercussão no mundo: o Serial. Ele foi criado pela jornalista Sarah Koenig em um formato completamente diferente. Ao invés de debater assuntos, o podcast narra uma história de não-ficção sobre um assassinato, ao longo de duas temporadas com 12 episódios cada. Para se ter uma ideia do sucesso assombroso que esse podcast fez, um dos episódios da série chegou a 80 milhões de acessos!

Com essas dicas de podcasts em inglês, fica fácil escolher o que mais tem a ver com a sua preferência. E não se esqueça: os podcasts vieram para ajudar você a praticar o idioma. Portanto, use-os com sabedoria. No mais, bom episódio — e bons estudos!