As cores em espanhol estão em muitos símbolos da cultura de países latinos. O México, por exemplo, é conhecido pela culinária com muita pimenta. Essa especiaria possui uma enorme variedade de ardores, usos e cores.
Com uma identidade tão marcante, as pimentas podem ser uma ótima oportunidade para conhecer as cores em espanhol e um pouco da cultura desse país incrível (o México).
Pensando nisso, após a leitura deste artigo, você saberá quais são as principais pimentas mexicanas e as suas cores. Descubra agora!
Quais as principais pimentas mexicanas?
As cores intensas e variadas são uma das características mais marcantes da especiaria. Logo, é possível achar pimentas nas cores vermelho, verde, amarelo, laranja, marrom e variações destas. Veja abaixo uma lista:
Jalapenho
Dizem que se você foi à Cidade do México e não comeu uma pimenta-jalapenho, não conhece a cultura da cidade. Isso porque ela é uma das mais populares pimentas da capital e do país.
A pimenta-jalapenho costuma ser consumida com picles, assada com pimentão, recheada com queijo, grelhada, frita ou empanada. As suas cores em espanhol são verde, amarillo o rojo — verde, amarelo ou vermelho.
Chile chipotle
Essa pimenta dá nome a um molho que tem se tornado mundialmente popular em comidas de rua. Chile chipotle é uma pimenta seca, na cor castanho-escuro — castaño oscuro.
O molho chipotle, por exemplo, pode ser usado para carnes, frango e porco. Para quem ainda é iniciante no mundo picante, a especiaria é suave.
Serrano
Entre os Estados mexicanos de Puebla e Hidalgo, podemos encontrar a pimenta serrano. A região montanhosa deu o nome à especiaria. Muito popular no México, as cores da “serrano” são verde, amarelo, laranja, vermelho e marrom — verde, amarillo, naranja, rojo y marrón, respectivamente.
Ela tem uma picância mediana e é muito utilizada para temperar a guacamole — uma pasta que leva abacate, cebola e tomate.
Poblano
Para quem ainda não tem o paladar tão resistente, experimentar a pimenta poblano pode ser uma boa indicação. Isso porque ela é um tipo de especiaria mais suave. Seu nome vem do local de origem, o Estado de Puebla, no México. Sua cor é o verde-escuro — em espanhol, verde oscuro.
Chilaca
Uma das principais pimentas para a cozinha mexicana, quando desidratada, a chilaca também é chamada de chile negro ou pasilla pepper. Isso porque a sua cor verde muda para um tom mais escuro.
Ela é uma pimenta levemente picante e vai em muitos pratos típicos do México, como sopas e bifes. Logo, as cores em espanhol da chilaca são negro (preto) e verde (verde).
Pimenta-de-árvore
Também conhecida como pimenta-rosa, essa pimenta é muito suave e tem a cor vermelha. Ela é ótima para temperar peixes, aves e saladas. Dessa forma, em espanhol, a cor da pimenta-de-árvore é rojo (vermelho).
Habanero
Considerada uma das mais ardidas, essa pimenta pode ser encontrada nas cores branca, vermelha, marrom-escuro e laranja — blanco, rojo, marrón oscuro y naranja, respectivamente.
Com sabor forte e marcante, podem ser usadas, principalmente, em molhos.
Quais são as cores em espanhol?
Assim como a palavra pimenta, algumas cores em espanhol têm a mesma grafia, e até pronúncia, dos termos em português. Além disso, o gênero das cores em espanhol é sempre masculino (el blanco, el rojo, el azul etc.). Confira:
- Negro – Preto.
- Blanco – Branco.
- Rojo – Vermelho
- Azul – Azul.
- Amarillo – Amarelo.
- Rosado/rosa – Rosa.
- Morado – Roxo.
- Gris – Cinza.
- Marrón – Marrom.
- Verde – Verde.
- Naranja – Laranja.
Pimentas e cores em espanhol combinam bem para o paladar e para o aprendizado do idioma. Sempre que possível, faça associações criativas que estimulem a sua memória por meio de algum dos cinco sentidos.
Dessa forma, aprenda os números em espanhol ao escutar músicas.