Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA
  • Home
  • Blog CNA
  • 10 receitas da culinária espanhola que se tornaram populares no mundo

10 receitas da culinária espanhola que se tornaram populares no mundo

10 receitas da culinária espanhola que se tornaram populares no mundo
Acessibilidade
L L A- A+

Ama aprender espanhol e também se interessa por comida? A culinária espanhola se tornou mundialmente conhecida nas últimas décadas. O amado churros é um exemplo de comidas que conquistaram público cativo para além da Espanha. 

Para a CNN, a culinária espanhola demorou para ser reconhecida entre as potências globais da comida – como a França ou Itália. A excelência de chefs como Ferran Adrià, e o seu premiado restaurante El Bulli, e os irmãos Joan e Josep Roca, do El Celler de Can Roca, colocou o país no roteiro de viagem dos foodies espalhados pelo globo. 

A culinária espanhola respeita a sua história como país ibérico, se mantém rústica e com muitos elementos orgânicos, e temperada com azeite de oliva, vinagre e alho. Seja para preparar frutos do mar, carne ou vegetais, a tradição continua viva e segue sendo atualizada a cada geração de chefs. 

 

Apaixone-se pelos sabores e temperos da culinária espanhola: 
 

  • Paella Valenciana:


Criada na região de Valência, o prato é o mais conhecido da culinária espanhola no mundo, e com o tempo, ganhou novas versões. A tradicional valenciana tem duas opções: com frango e coelho, e com frutos do mar, e conta com açafrão para a cor rica do arroz. 

 

  • Patatas bravas:


As "batatas bravas" são versáteis, combinam com todas as refeições, e ganharam esse apelido por conta do seu molho temperado e apimentado. Para fazer em casa, corte a batata em cubos, frite na panela e tempere com o que preferir. O molho pode ir desde ketchup apimentado até maionese com páprica. 

 

  • Tortilla:


Parte importante da culinária espanhola, a tortilla é uma espécie de omelete, que costuma ser preparado com chouriço, pimentão e cebola, mas os puristas falam que deve conter apenas batatas e ovos. As batatas são cortadas e levemente fritas antes de serem misturadas com o ovo na panela.

 

  • Churros:


A massa frita e recheada com doce de leite ou chocolate é um dos pratos mais comuns em festas e celebrações.

 

  • Croquetas:


Outro aperitivo muito conhecido da culinária espanhola, os croquetes fritos geralmente aparecem com recheio de presunto ou bacalhau. A parte complicada é acertar o ponto da massa feita com molho bechamel e farelo de pão. 

 

  • Jamón:


O presunto curado, mais conhecido na culinária espanhola como jamón, é um dos seus produtos de exportação mais celebrados. A versão mais conhecida é o serrano, que vem das montanhas, e dos porcos brancos, e o mais caro é o ibérico, que vem dos porcos pretos. Para saber se ele está no ponto certo: a fatia deve ser tão fina que derrete na boca. Geralmente servido como aperitivo com pão. 

 

  • Gazpacho: 


Original da região de Andaluzia, a sopa servida fria pode ser um choque para os despreparados, mas quem ficou curioso pode ter uma surpresa muito agradável. Entre os seus ingredientes: tomate, pimenta, alho, azeite de oliva – com uma fatia de pão para acompanhar. Servida no verão, combina com os dias quentes de sol.

 


 

A culinária espanhola é muito rica em sabores, e conta com grande influência da região mediterrânea, mas ainda assim, cada região do país possui as suas próprias especificidades e características. O azeite de oliva, os temperos, o pão, o vinho e os frutos do mar são algumas das características dessa culinária tão rica. 

Já imaginou fazer turismo gastronômico? Com certeza, os pratos da culinária espanhola precisam entrar na sua lista de desejos para o futuro. Se deseja expandir ainda mais os conhecimentos sobre culinária espanhola, não deixe de escutar o CNA Cast, podcast do CNA, onde a jornalista Juliana Sonsin entrevista o canal Receitas de Pai. Com 8 milhões de inscritos no YouTube, o apresentador Diego Assalve dá dicas de pratos deliciosos para misturar comida boa, cultura e os estudos com a língua estrangeira. Clique aqui para escutar!