Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA
  • Home
  • Blog CNA
  • Histórias em quadrinhos e tirinhas em espanhol: conheça Condorito e Mafalda!

Histórias em quadrinhos e tirinhas em espanhol: conheça Condorito e Mafalda!

Histórias em quadrinhos e tirinhas em espanhol: conheça Condorito e Mafalda!
Acessibilidade
L L A- A+

Quando foi a última vez em que você leu algo que ficou na sua cabeça por muito tempo? Só vale se for bonito, engraçado ou surpreendente! Então, se uma frase, expressão ou apenas uma palavra grudou na sua mente, as histórias em quadrinhos bem que poderiam ser as suas referências.

Afinal, esse tipo de texto (feito com diversas imagens) proporciona uma leitura mais rápida. Por aqui, ganhe boas indicações de histórias em quadrinhos e ainda aumente seu contato com a língua espanhola. Acompanhe!

As tirinhas em espanhol

Ter o hábito da leitura te coloca em contato com informações que podem transformar sua maneira de olhar para determinadas situações.

As tirinhas ou histórias em quadrinhos estimulam esse costume, mesmo para quem está no início de um novo hábito, pois têm poucas frases, textos curtos, imagens descritivas e vocabulários usados em conversas faladas, do cotidiano. Logo, dando a sensação de mais fluidez e estimulando o hábito do contato com o castelhano. Pensando nisso, veja algumas dicas de histórias em quadrinhos em espanhol, como Mafalda, Condorito e outros personagens nativos dessa língua.

Mafalda

Há personagens que cativam e Mafalda, a pequena menina argentina, certamente é um deles. Suas tirinhas em espanhol trazem questionamentos sobre os problemas do mundo. Ela é criativa, curiosa e muito sincera.

tirinha da personagem Mafalda

Logo, as histórias em quadrinhos de Mafalda apresentam críticas sociais que até hoje são replicadas em materiais escolares, posts em redes sociais, provas, concursos, entre outros.

tirinha da personagem Mafalda

Além disso, a personagem interage com o irmão, Guille, seus pais, Pelicarpo e Raquel, além de amigos — Felipe, Manolito, Susanita, Libertad e Miguelito.

Veja algumas curiosidades sobre essas tirinhas:

  • A personagem é fã dos Beatles e odeia sopa.
  • Utiliza o pronome “vos” ao invés do “tu” — variação linguística chamada “voseo”.
  • Mafalda foi criada em 1963 por Quino, apelido para o cartunista Joaquín Salvador Lavado.
  • A última tirinha regular foi publicada em 1973, na revista Siete Días Ilustrados.
  • Há uma estátua de Mafalda que integra o “Paseo de  La Historieta”, em San Telmo.

tirinha da personagem Mafalda

Condorito

tirinha do personagem Condorito

Aves não apenas falam, como também são muito engraçadas. Condorito é a estrela de uma das histórias em quadrinhos mais famosas do Chile.

personagem condorito em close

Os leitores das aventuras deste personagem vão se deparar com temas, como gastronomia, futebol, natureza, medicina, entre outros. Confira as principais curiosidades:

  • Condorito é uma espécie de pássaro chamada condor, popularmente encontrada na Cordilheira dos Andes.
  • O personagem foi criado em 1949 por Pepo, René Ríos Boettiger.
  • Pepo resolveu criar Condorito como forma de representar a cultura chilena de forma mais real e criativa para o mundo.
  • As histórias de Condorito, geralmente, são finalizadas com a expressão “¡Exijo una explicación!” ou pela onomatopeia de barulho repentino “¡PLOP!”  — ambas com exclamação invertida.
  • Há uma grande estátua do personagem no bairro de San Miguel, em Santiago, Chile.

Com essas histórias em quadrinhos em espanhol você já pode começar a se aventurar por esse universo lúdico e inteligente. Suas tirinhas preferidas podem facilitar o aprendizado do castelhano e ampliar seu repertório cultural.

Quer continuar aprendendo espanhol com tirinhas e histórias em quadrinhos? No CNA você consegue. Entre em contato conosco e descubra como!