É com cores, música e alegria que a animação da Disney “Coco — A Vida é uma Festa” honra as tradições mexicanas do “Día de los muertos”. Se você já assistiu ao filme, sabe da energia que estamos falando e, se ainda não assistiu, prepare o lencinho assista para conhecer mais sobre as origens dessa celebração tão importante para o México e outros países latino-americanos.
O Día de los muertos acontece em 2 de novembro — na mesma data que aqui no Brasil é celebrado o Dia de Finados. Contudo, a festividade mexicana não é nada fúnebre. Ela une tradições indígenas pré-colombianas e católicas em que o real intuito é recordar os antepassados de maneira alegre, seja com os altares de fotografias e memórias afetivas daqueles que já se foram, ou com vestes coloridas e flores enfeitando as ruas.
Confira agora uma lista com vocabulários em espanhol do Día de Muertos.
Festividad
- Festividade em português;
- Muita música, comida e memórias fazem dessa celebração um marco tão grande para as tradições mexicanas que, em 2008, se tornou Patrimônio Imaterial da Unesco.
Veladora
- Porta-velas em português;
- Tradicionalmente, é nesse dia que as famílias acendem velas para iluminar o caminho dos entes queridos de volta a este mundo dos vivos.
Pan de muerto
- Pão dos mortos em português;
- Essa tradicional comida do Día de los muertos tem sabor que lembra laranja e formato que remete propositalmente ao esqueleto de uma mão humana. Em outras versões, também pode adotar a forma de caveira.
Flor de cempasúchil
- Flor de cempasúchil em português;
- Uma das decorações do Día de Muertos são coloridas flores chamadas cempasúchil.
Calavera
- Caveira em português;
- Aqui, o símbolo também está associado à morte, mas de uma maneira divertida com caveiras de açúcar, fantasias e o que a imaginação permitir criar.
Fiesta
- Festa em português;
- Como o próprio nome do filme da Disney explica, “a vida é uma festa” para os mexicanos. Portanto, é com muita celebração que eles saúdam as memórias — ou espíritos — dos entes queridos que retornam ao mundo dos vivos no dia 2 de novembro.
Altar
- Altar em português;
- As famílias mexicanas constroem altares floridos para honrar e lembrar dos antepassados. A tradição diz que eles precisam ter 7 níveis para representar os 7 estágios que a pessoa que deixa esse mundo passa.
Ofrenda
- Oferenda em português;
- Nos altares, são deixadas oferendas em forma de comidas, bebidas e objetos para a alma do ente querido que vem visitar a família no plano dos vivos.
Recuerdo
- Recordação/memória em português;
- "Recuérdame" (“Lembre de mim”, em português) é o título da música tema do filme Coco. Para as tradições do Día de los muertos, é muito importante que a memória dos antepassados que já se foram se mantenha viva, seja por meio de fotografias, objetos pessoais, comidas e até a própria música, como faz o personagem Miguel da obra da Disney.
Cementerio
- Cemitério em português;
- Local onde as famílias enterram os corpos de parentes falecidos. Muitos mexicanos visitam esses lugares no dia 2 de novembro como uma forma de celebrar o passado e as memórias.
Agora que você já conhece um pouco dessa rica tradição dos nossos companheiros latino-americanos, já pode agendar a sua viagem para o México neste período e se encantar com as cores e a alegria deste povo tão acolhedor. ¡Viva!