Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA
  • Home
  • Blog CNA
  • Palavras pintadas em inglês: confira agora 2 telas de Basquiat!

Palavras pintadas em inglês: confira agora 2 telas de Basquiat!

Palavras pintadas em inglês: confira agora 2 telas de Basquiat!
Acessibilidade
L L A- A+

Sabia que Jean-Michel Basquiat é considerado como um dos maiores pintores negros do mundo de todos os tempos? Seu estilo inconfundível utiliza palavras pintadas em inglês nas suas telas e refletem o racismo no cotidiano da arte urbana. A sua morte prematura, aos 27 anos, em 1988, deixou um legado que até hoje influencia artistas no mundo inteiro.

O pintor, nascido em Nova Iorque, em 22 de dezembro de 1960, utilizava materiais encontrados nas ruas para criar suas telas — portas, pedaços de madeira, entre outros. O uso de elementos de arte urbana, como o grafite, aliados aos traços rápidos e uso de cores que iam adicionando camadas, cobrindo pinturas já feitas, são marcos da sua obra.

Conheça agora um pouco mais sobre a obra do pintor, em especial, sobre os quadros “Famous negro athletes” e “Irony of negro policeman”.

Por que Basquiat é importante?

O universo da vida do negro nas metrópoles foi retratado de um modo inovador pelo jovem artista. Basquiat era conhecido por produzir quadros que contavam histórias sobre o cotidiano do racismo sofrido por homens negros no mundo urbano. Especificamente, na Nova Iorque dos anos 1980. Ele utilizava a pintura e o desenho em suportes variados, marcado por um estilo neoexpressionista.

Basquiat foi um menino criado na periferia da metrópole estadunidense e se tornou um ícone da cultura pop negra dos anos 1980. A aproximação com Andy Warhol, importante figura do estilo pop art e ícone LGBTQIA+, ampliou o acesso de Basquiat aos circuitos das galerias de arte. Dessa forma, Basquiat, o artista de rua descoberto por Andy Warhol, chega a um novo patamar.

O grafite foi uma das razões que o tornaram revolucionário. O material, símbolo das ruas e, principalmente naquela época, associado a algo menor e sujo, ao lado de outros elementos utilizados — restos de entulho achados a esmo — , ironicamente, influenciam nos preços das suas obras, que até hoje batem preços recordes.

Por exemplo, o quadro “In this case” foi vendido por R$ 485 milhões, e “Untitled” pela soma de R$ 370 milhões. Agora, vejamos outros dois quadros que trazem palavras e frases em inglês, o que pode ser uma ótima oportunidade para exercitar o idioma de um modo criativo.

1. Famous negro athletes

Uma das principais marcas do estilo de Basquiat era sua referência ao negro no universo dos esportes. Um exemplo neste sentido é a pintura “Famous negro athletes”, de 1981, que foi dado de presente para o crítico de arte Glenn O’Brien. A produção viabilizou reconhecimento e propulsão para o artista.

No quadro está escrita a mesma frase do seu título: famous negro athletes. Os traços rápidos dão vida a quatro crânios de homens negros que observam o espectador diretamente. Há uma bola de beisebol que complementa o sentido da pintura, indicando que ali são retratados famosos atletas negros do universo do beisebol estadunidense.

Esta pintura é um bom exemplo de como o artista utiliza símbolos e frases para deixar evidente a importância da negritude. O modo de retratar a anatomia, trazendo novas perspectivas, também foi responsável por tornar Basquiat um pintor à frente do seu tempo.

2. Irony of negro policeman

A “pintura Irony of negro policeman”, de 1981, também utiliza a frase do seu título na superfície da tela. Com uma caligrafia desigual e um desenho de um policial negro em cores fortes, o quadro produz uma crítica sobre o modo como negros estadunidenses são alvos da polícia.

A ironia que o autor busca empregar é a de que um negro não poderia se tornar policial nos Estados Unidos, pois, isso seria atacar a própria população negra, já submetida a uma cultura de genocídio policial.

Basquiat teve uma produção artística repleta de quadros com palavras pintadas que simbolizavam a luta por melhores espaços para os negros. Como vimos, ele trabalhava com o uso de símbolos que denunciavam a violência policial. Além disso, ele trouxe um novo modo de retratar, positivamente, a cultura negra.

Curtiu conhecer Basquiat e, ainda, aprender inglês a partir da arte? Aproveite e saiba mais sobre como a Espanha é retratada na obra de Pablo Picasso.