Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA

5 dicas para cartas de referência em espanhol

5 dicas para cartas de referência em espanhol
Acessibilidade
L L A- A+

Pode até parecer antiquado, mas muitas vagas de emprego ou instituições que oferecem bolsas de estudo exigem que os candidatos enviem, junto com seus currículos e cartas de apresentação, uma carta de recomendação. E para os brasileiros procurando trabalho no exterior, não é diferente. 

Geralmente, as empresas/universidades solicitam de 1 a 3 cartas de recomendação, dependendo da área e das exigências do cargo ou bolsa. Na maioria dos casos, muitas pessoas escrevem as suas próprias cartas, já que é de senso comum que muitas vezes professores e/ou antigos chefes talvez não tenham tanto tempo para se dedicar a uma carta tão pessoal. 

Como a maioria segue um mesmo padrão de estrutura, você pode fazer pequenas variações de cartas e depois enviar para quem você está solicitando para revisar e assinar, se for o caso. Separamos aqui 5 dicas essenciais para uma carta de recomendação em espanhol que vai fazer você se destacar ainda mais! 

1. Comece sempre com os detalhes de quem está recomendando

Toda carta de recomendação inicia com as informações específicas do autor para que, caso se faça necessário, possam entrar em contato para verificar a veracidade e confirmar o conteúdo da carta. 
Você vai adicionar, portanto:

Nombre y apellido // Nome e sobrenome
Cargo Profesional // Cargo
Empresa // Empresa
Teléfono y correo electrónico// Telefone e email
Lugar y fecha // Local e data

2. Saudação

Em seguida, você vai endereçar à pessoa para quem você está se dirigindo. Você terá duas situações, uma caso você saiba exatamente quem irá ler a carta, e outra caso você não saiba o nome do destinatário. Além disso, existem as opções dos pronomes de tratamento, que variam de acordo com o cargo do leitor.

Estimado/a Señor/a… - Estimado Senhor/a
Muy Señor/a mío/a - Excelentíssimo/a
Al departamento de… de la empresa/universidad - Ao departamento de … da empresa/universidade
A quien corresponda - A quem possa interessar

3. Introdução

Agora que você já realizou as apresentações formais, você pode começar a sua carta. Aqui, é importante incluir detalhes da sua relação com o recomendado(r) - quanto tempo se conhecem, onde se conheceram, etc. 

Me permito recomendar a la Sra. FULANA DA SILVA a quien conozco desde hace X años // Me permito recomendar a Sra. FULANA DA SILVA, a quem conheço há X anos
Por medio de la presente, me permito recomendar ampliamente al Sr. FULANO DOS SANTOS // Através desta carta, permito-me recomendar amplamente o Sr. FULANO DOS SANTOS 
El Sr. FULANO trabajó conmigo en la EMPRESA X durante más de cinco años // Sr. Fulano trabalhou comigo na EMPRESA X por mais de cinco anos.

4. Aponte os principais diferenciais e qualidades do recomendado

Chegou a hora da parte mais importante da carta: falar bem de você (ou de quem você estiver recomendando, é claro). Nesse caso, é legal destacar qualidades que farão dessa pessoa um perfeito candidato para a vaga ou bolsa de estudos que estiver concorrendo. Alguns exemplos de frases para utilizar:

Con seguridad puedo destacar sus  aptitudes  personales,  su  gran  esfuerzo  laboral  y  trabajo  en  equipo // Posso destacar com segurança suas habilidades pessoais, seu grande esforço de trabalho e trabalho em equipe
Puedo asegurar  que la Sra. FULANA es  una  persona  íntegra,  totalmente  responsable  y competente para cualquier tipo de actividad que se le encomiende // Posso assegurar que sra. FULANA é uma pessoa íntegra, totalmente responsável e competente para qualquer tipo de atividade que lhe seja confiada

5. Encerramento

Por fim, encerramos a carta com a mesma formalidade que a começamos. Além disso, é sempre importante se disponibilizar para dar mais informações caso isso seja necessário.

Quedo a sus órdenes para cualquier aclaración o duda. // Permaneço a disposição para qualquer esclarecimento ou dúvida 
Quedo a su disposición para brindar más información al respecto // Permaneço a sua disposição para fornecer mais informações a esse respeito
Atentamente // Sinceramente
Un cordial saludo // Uma saudação cordial

Agora que você já está pronto para escrever sua carta de recomendação, não esqueça de se preparar também para a entrevista  de emprego em espanhol! Sempre que precisar, você pode contar com o CNA para deixar você pronto para o mercado de trabalho internacional!