Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA

FOMO e JOMO. Entenda seus significados e saiba como lidar

FOMO e JOMO. Entenda seus significados e saiba como lidar
Acessibilidade
L L A- A+

Chegou a semana de estreia de dois filmes incríveis e bastante aguardados. Você abre o aplicativo para comprar o ingresso e fica sem acreditar no que aconteceu: os horários são os mesmos.

É preciso escolher somente um para assistir na estreia, o que significa perder a estreia do outro. E agora? Como lidar com a frustração de perder um dos filmes? Ou é possível ficar feliz em viver cada momento de uma vez? 

Situações como essa acontecem com quem tem ou já teve FOMO e JOMO. As duas siglas representam transtornos muito associados ao uso intenso das redes sociais. Neste texto, explicamos como lidar com tais situações. Acompanhe!

O que é FOMO?

Homem com roupa social fazendo expressão de pensativo

“Fear of missing out” é a sigla em inglês para falar da sensação recorrente de se estar perdendo algo. Quando viajamos, por exemplo, podemos viver situações de FOMO. Isso porque são tantas as possibilidades para descobrir e aproveitar, que isso pode resultar em algum estresse, uma vez que não conseguimos estar em mais de um lugar ao mesmo tempo. Afinal, toda escolha resulta em uma renúncia.

O que é JOMO?

Mulher de cabelo rosa sorrindo para a câmera

JOMO significa “joy of missing out”, a alegria de perder algo. Por exemplo, quando você está satisfeito em não comparecer a algum evento e ficar em casa assistindo a sua série favorita. Isso pode estar diretamente relacionado com o seu bem-estar e saúde mental em dia, e com o fato de você se sentir bem em casa, fazendo com que essa escolha se torne mais fácil.

Como lidar com FOMO e JOMO?

Separamos as principais atitudes nas quais você deve investir para gerenciar os seus sentimentos e conseguir estar 100% presente nas atividades que realizar. Veja:

Filtre os conteúdos que você vê nas redes sociais

Temos a tendência de achar que os conteúdos expostos nas redes sociais representam uma única realidade possível. Selecione e qualifique a sua navegação. Assim, você consegue quebrar a ideia de perfeição e de necessidade de estar se encaixado com os conteúdos ali expostos.

Para isso, evite seguir pessoas e contas que te causam sentimentos de ansiedade. As redes sociais possuem a opção de priorizar determinados perfis, como favoritos. Além disso, você pode usar a ferramenta “silenciar”, evitando ver determinadas publicações.

Foque em uma atividade por vez e curta cada momento

A rapidez das redes sociais facilitou a ideia de disponibilidade total e integral. Logo, isso gerou a síndrome das 1.001 abas abertas. Um artigo interessante, um vídeo, uma música, uma imagem. Você vai abrindo novas abas que considera interessantes e acaba não absorvendo nenhuma daquelas informações.

Pode parecer pouco, mas comece a experimentar focar em apenas uma atividade por vez. Tente estar integralmente presente enquanto faz a atividade. Para isso, desative as notificações do seu smartphone e reserve um ambiente específico, tranquilo e silencioso, para desenvolver suas atividades.

Aprenda a dizer não

Todos sabemos o quanto pode ser difícil dizer um não. No entanto, mais difícil ainda é a sensação de estar em um lugar ou fazer algo que você não desejava e mesmo assim se viu obrigado a estar ou fazer.

Quem sabe dizer não amplia a quantidade de tempo para fazer o que realmente importa. Pense nisso.

Valorize as relações off-line

Responder ou curtir um stories, mandar uma DM, marcar o @ em alguma publicação, enviar 356 reels por minuto. Atitudes que demonstram afeto e bem comuns entre os amigos e familiares.

No entanto, nada se compara ao contato fora das telas, presencial. Isso porque essa é uma poderosa atitude para criar momentos reais de conexão. São memórias afetivas que compõem suas relações. Faça isso sempre que possível.

JOMO ou FOMO são questões que foram intensificadas com o uso de redes sociais e você precisa ficar atento para lidar com elas de forma saudável - de modo que isso não afete nas suas relações, trabalho e estudos. Por aqui, você aprendeu as principais dicas. Agora é hora de colocá-las em prática!

Traga essa conversa para os momentos de “vida real” com seus amigos e familiares.