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Escrever e-mail em inglês não precisa ser difícil! Aprenda em 5 passos

Escrever e-mail em inglês não precisa ser difícil! Aprenda em 5 passos

Ter inglês no currículo é um grande diferencial bastante valorizado pela maioria das empresas. Mas muita gente acaba se preocupando tanto com a habilidade da fala (o speaking), que acaba deixando a escrita de lado. Imagine que você está no escritório e recebe um e-mail em inglês daquele cliente 'gringo' superimportante. É responder ou deixar o cliente na mão. Mas como escrever um e-mail em inglês sem deixar a desejar? É simples: basta seguir o nosso passo a passo!

 

5 passos de como escrever e-mail em inglês:

1. Como iniciar um e-mail em inglês?

Antes de mais nada, preencha os campos do e-mail corretamente:

  • To = destinatário principal;
  • Cc = destinatários que recebem cópia (para informação).
  • Subject = assunto

Em seguida, cumprimente o seu destinatário com alguma das frases abaixo: 

  • Dear Julia = Cara Julia;
  • Dear Mr. Parrish (abreviação de Mister Parish) = Caro Sr.Parrish (abreviação de Senhor Parish);
  • Dear Ms. Maisel (abreviação de Miss Maisel) = Cara Sra.Maisel (abreviação de Senhora Maisel).

As opções acima são para uma conversa mais formal. Caso você não saiba o nome da pessoa para quem o e-mail será enviado, por exemplo, ao supervisor ou supervisora de uma empresa, você pode começar com a frase “Dear, Sir or Madam”, que significa, “Caro(a), Senhor ou Senhora”.

Se a conversa for mais informal, você pode optar por:

  • Hi/Hello, Julia. How are you? = Oi/Olá, Julia. Como vai?

 

2. Mencione o e-mail anterior, se for o caso

Se estiver respondendo um e-mail, sua próxima tarefa é agradecer ou mencionar o e-mail anterior. Separamos algumas frases comuns que você pode utilizar:

  • Thank you for contacting CNA = Obrigado(a) por entrar em contato com o CNA
  • Thanks for your interest = Obrigado(a) pelo interesse

Se alguém respondeu o seu e-mail, você pode escrever:

  • Thank you for your prompt reply = Obrigado(a) pela resposta rápida
  • Thanks for getting back to me = Obrigado(a) por retornar o e-mail

 

3. Direto ao ponto

Para introduzir o objetivo do e-mail que está enviando ou respondendo, você pode utilizar as seguintes frases:

  • I am writing to enquire about …  = Estou escrevendo para perguntar sobre..;
  •  I am writing in reference to …   = O objetivo do meu e-mail é referente a..;
  • I’m a sales representative looking to schedule a meeting with… = Eu sou representante de vendas e gostaria de agendar uma reunião com… 

Caso queira montar a sua frase com o seu cargo e propósito, procure pela sua profissão em inglês e siga a seguinte estrutura: “I’m a/an + nome do seu cargo + looking to + objetivo do seu e-mail”. Veja se algumas dessas frases encaixam como objetivo do seu e-mail:

  • Schedule a meeting with… = Agendar uma reunião com…
  • Appy to the job position of… = Me inscrever para a vaga de…
  • An opportunity in your company = Uma oportunidade em sua empresa

Seja claro e objetivo. Preste atenção na ortografia, pontuação e regras gramaticais. Ah, e não se esqueça de analisar o nível de formalidade que você quer transmitir no e-mail. 

 

 4. Conclusão bem amarrada

Nada de terminar o e-mail de forma abrupta. Isso pode ser rude para quem está lendo. É por isso que as conclusões são importantes. Além disso, elas servem para lembrar o remetente de pontos importantes que você quer que ele responda no próximo e-mail. Mas como terminar um e-mail em inglês?

  • Thank you for your time = Obrigado(a) pelo tempo dedicado
  • Thank you for your consideration = Obrigado(a) pela consideração

E já emende com:

  • If you have any questions or concerns, please let me know = Se você tiver alguma pergunta ou preocupações, me avise, por favor
  • I look forward to hearing from you = Aguardo ansiosamente pelo retorno/para saber de você

 

5. Despedida

Agora que você já escreveu o seu e-mail, finalize-o com uma despedida apropriada para o tom utilizado:

  • Best regards = Atenciosamente
  • Sincerely = Sinceramente
  • Thank you = Obrigado

Evite escrever muito informalmente caso seja um e-mail corporativo. Frases como “Cheers” (até mais) ou “Xoxo” (beijos e abraços) não cabem nesse tipo de e-mail. Após se despedir, assine com o seu nome.

Pronto! Esse é um modelo de e-mail em inglês super prático para quem quer fazer bonito na hora de escrever! 

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