Programa CNA Na Escola torna a experiência bilíngue mais completa

Nos últimos tempos, a oferta de escolas bilíngues no mercado aumentou em disparada. Segundo um levantamento da Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (Abebi), o mercado cresceu 10% desde 2014, movimentando mais de 250 milhões de reais.
A proposta é bastante convincente - afinal, todo pai quer que o filho aprenda inglês da maneira mais completa possível. Como aprender inglês se tornou quase obrigatório no atual cenário globalizado, muitos pais que não possuem o conhecimento do idioma, e nem de metodologias de ensino, acabam sendo induzidos a considerar propostas e formatos que não refletem o real significado de uma escola bilíngue.
O que é uma escola bilíngue?
Segundo definição da Abebi, “uma escola bilíngue é aquela que ensina em dois idiomas, sendo um deles o materno. O aumento da carga horária de inglês não qualifica uma escola em bilíngue. Para este título, se faz necessário que outras disciplinas sejam ministradas no segundo idioma, normalmente o inglês”.
Ou seja: cerca de 70% das disciplinas devem ser ministradas em inglês para que os alunos sejam expostos a aulas no idioma alvo na maior parte do tempo. Já os programas bilíngues trabalham com propostas imersivas, ou seja, maior contato com o idioma em cargas horárias estendidas.
Mas muitas escolas não seguem a definição. O que os pais precisam estar atentos é se a proposta pedagógica do colégio está de acordo com as normas e se certificar que o curso está muito bem estruturado com forma e conteúdo. Escola bilíngue não se resume a um programa de carga horária estendida.
Programa CNA Na Escola
Para auxiliar as escolas nesse processo de estruturação da educação bilíngue, o CNA, com seus 45 anos de tradição, criou o programa CNA Na Escola. Ele tem como objetivo atender as instituições de ensino dentro de seus próprios estabelecimentos, com uma proposta personalizada e em consonância com as demandas educacionais do século 21.
O programa CNA na Escola oferece quatro modalidades para aulas dentro ou fora da grade curricular do colégio. São elas:
- Bilíngue, com aulas diárias
- Curricular, com aulas duas vezes por semana
- Integral, com aulas diárias para alunos em período integral
- Extracurricular, com aulas ministradas no contraturno
Dentre os benefícios de ter um ensino nas escolas realmente bilíngue, ele “estimula a inteligência, o pensamento lógico e a concentração, além de trazer vantagens em relação ao mercado de trabalho”, comenta a Abebi. O CNA é uma escola com tradição e metodologia robusta voltada à fluência do inglês. Por isso, contar com a estrutura do CNA dentro das escolas é como ter uma certificação de que aquela instituição realmente está aplicando o ensino bilíngue especializado.
Ficou interessado em levar o CNA para a sua escola? Fale com a gente pelo site do programa CNA na Escola ou vá à escola CNA mais próxima de você.