Adjetivos em espanhol são palavras que adicionam características e qualidades, boas ou ruins, às pessoas, aos lugares e aos objetos. Logo, são ótimas formas de aumentar a fluência no idioma.
Com isso, torna-se muito mais dinâmico falar sobre qualquer assunto, especificando seus detalhes.
Ao invés de dizer: Vi una película / Eu assisti a um filme, você pode falar: Vi una película larga, muy emotiva, animada, divertida y memorable / Eu assisti a um filme longo, muito emocionante, animado, divertido e memorável.
Descubra os principais adjetivos em espanhol — e algumas surpresas interessantes — ao ler este guia, simples e fácil, que selecionamos para você. Acompanhe!
O que são adjetivos em espanhol?
Os adjetivos em espanhol, assim como no português, trazem características de pessoas, objetos ou lugares, podendo surgir antes ou depois destes nomes na frase. Há um imenso repertório de possibilidades que varia conforme o gênero (masculino e feminino), grau (aumentativo e diminutivo) e número (singular e plural).
Gênero
A regra é parecida com o português. Adicionamos “o” ou “a” no fim das palavras. O primeiro se refere ao masculino e o “a” para feminino. Há ainda os adjetivos invariáveis, que não dependem do gênero.
Grau
Para aprender espanhol, a variação dos adjetivos em grau — aumentativo e diminutivo, em português — acontece de três formas.
O grau positivo é o adjetivo da forma como ele é. Isto é, o grau natural da palavra. Por exemplo, Filipinas es un país hermoso / Filipinas é um país bonito.
O grau comparativo dos adjetivos em espanhol atribui o sentido de superioridade, inferioridade ou igualdade. Logo, algo ou alguém é melhor, pior ou igual a determinada coisa ou pessoa.
- Estoy más alegre que mi madre / Estou mais alegre que minha mãe.
- Francisco es menos inteligente que yo / Francisco é menos inteligente do que eu.
- Soy tan alto como rosa / Eu sou tão alto quanto a Rosa.
- Claudia ama a Luciano más de lo que yo lo amo / Claudia ama mais o Luciano do que eu o amo.
Número
Os adjetivos em espanhol também mudam conforme o singular e o plural. Veja exemplos:
- La guitarra es nueva (singular), Las guitarras son nuevas (plural) / O violão é novo, Os violões são novos.
- El profesor es inteligente, Los profesores son inteligentes / O professor é inteligente, Os professores são inteligentes.
No entanto, há casos em que essas palavras em espanhol têm mudanças na regra de acrescentar o “s”. Assim, em algumas exceções, acrescenta-se o “ces” em substituição ao “z”.
Feliz / Felices
Eficaz / Eficaces
Quais são as curiosidades sobre adjetivos em espanhol?
Um exemplo interessante é o caso do adjetivo “inmessionante”, em referência ao jogador de futebol Lionel Messi, eleito o melhor do mundo pela Fifa. É um qualificativo usado para dizer sobre a maneira perfeita de jogar e de superar desafios.
A ação foi criada por uma agência de marketing, mas se integrou ao vocabulário do mundo dos esportes.
Lista de adjetivos em espanhol
- Exquisito / Delicioso
- Feo / Feio
- Guapo / Bonito
- Guay / Legal
- Helado / Gelado
- Nuevo / Novo
- Oscuro / Escuro
- Peor / Pior
- Largo / Longo
- Lleno / Cheio
- Malo / Mau
- Aburrido / Chato
- Ancho / Amplo
- Bajo / Baixo
- Pesado / Pesado, chato
- Raro / Raro, excepcional
- Simple / Simples
- Viejo / Velho
- Caliente / Quente
- Contento / Contente
- Delgado / Magro
- Dulce / Doce
- Enfermo / Doente
- Peligroso / Perigoso
- Pequeno / Pequeno
Adjetivos em espanhol são ótimas formas de aumentar o seu vocabulário e adquirir mais fluência no idioma castelhano. Lembre-se que, basicamente, essas palavras variam conforme o gênero, o grau e o número.
Ficou alguma dúvida sobre os adjetivos em espanhol? Aprofunde o conteúdo agora mesmo. Para isso, matricule-se agora no curso de espanhol do CNA.