Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA
  • Home
  • Blog CNA
  • Você conhece a palavra istmo? Descubra agora seu significado e curiosidades

Você conhece a palavra istmo? Descubra agora seu significado e curiosidades

Você conhece a palavra istmo? Descubra agora seu significado e curiosidades
Acessibilidade
L L A- A+

Istmo é uma palavra que tem um sentido geográfico e significa “passagem estreita”. Ela é usada para nomear faixas de terra que ligam dois territórios maiores. Ao contrário de palavras que se parecem, mas têm significados diferentes — homônimas em português e espanhol —, istmo tem o mesmo sentido, sendo um verdadeiro cognato.

A palavra é bem singular, concorda? Amplie seu repertório e descubra um pouco mais sobre esse termo. Além disso, ao final desta leitura, você saberá um exemplo, na língua espanhola, de produção literária na qual essa palavra se destaca. Vamos lá?

Conheça a palavra istmo

O Canal do Panamá, no país de mesmo nome, o de Suez, no Egito, e a região de Corinto, na Grécia, são bons exemplos de istmos. Além desses, há o istmo de Tehuantepec, no México, com 200 quilômetros de comprimento.

Registro do Canal do Panamá

Registro do Canal de Suéz

Registro do Canal de Corinto

Aliás, a origem da palavra é grega. De uso singular, o termo já foi utilizado no poema “La odisea del istmo”, publicado em 1922, do escritor nicaraguense Alfonso Cortés.

Fora o sentido geográfico, a palavra também é utilizada na anatomia para nomear o estreitamento que liga duas partes de um órgão — por exemplo, no cérebro, “istmo do cérebro”. 

Exemplos de como aplicar o termo em espanhol

1.      El istmo de Tehuantepec es una región geográfica localizada entre los estados de Oaxaca y Veracruz en México.

2.       El istmo de Suez separa el Mar Mediterráneo del Mar Rojo.

3.       Se encontró un problema en el istmo del encéfalo.

Agora que você já sabe que istmo é uma palavra que pode ser usada com os mesmos sentidos no espanhol e no português, é hora de anotar no seu vocabulário. Afinal, não é sempre que um termo tão específico aparece.

Curtiu a dica? Aprenda a língua mais falada da América Latina de uma forma criativa, conversando desde a primeira aula. Saiba mais sobre o curso de espanhol para jovens e adultos do CNA.