Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA
  • Home
  • Blog CNA
  • Espanhol no mercado de trabalho: 5 dicas para arrasar na entrevista de emprego

Espanhol no mercado de trabalho: 5 dicas para arrasar na entrevista de emprego

Espanhol no mercado de trabalho: 5 dicas para arrasar na entrevista de emprego
Acessibilidade
L L A- A+

Já imaginou se candidatar para trabalhar em uma multinacional dos sonhos, passar em todas as fases e, na hora da entrevista de emprego em espanhol, perder a vaga? 

Muita gente pensa que somente o inglês é levado em consideração nas empresas, mas empresas que precisam lidar o tempo todo com estrangeiros, especialmente os de países de língua espanhola, costumam exigir o idioma no currículo. O espanhol no mercado de trabalho nunca esteve tão em alta!

A importância do espanhol nos dias de hoje é grande, já que o idioma é um dos mais falados no mundo todo. Muitas empresas brasileiras têm negócios na América Latina. Por isso, a tendência de ter que se relacionar e visitar esses países só aumenta, já que a globalização impulsiona o processo.

Se você não faz ideia de como se preparar para uma entrevista de emprego em espanhol, acompanhe as dicas a seguir:

1. Monte frases para responder possíveis perguntas

Existem algumas perguntas clichês que a maioria das empresas utiliza na hora de contratar alguém. Vale treinar as suas respostas e pesquisar o vocabulário relacionado à sua profissão, personalidade, área e experiências. Reunimos algumas perguntas e respostas abaixo:

  • ¿Puede hablarnos un poco sobre usted? (Você pode falar um pouco sobre você?)

Mi nombre es Clara, tengo 27 años y nací en Ciudad de México. He estudiado periodismo en  una importante universidad de mi país. Me gusta viajar y reunirme con mis amigos los fines de semana. 

(Meu nome é Clara, tenho 27 anos e nasci na Cidade do México. Estudei jornalismo em uma grande universidade do meu país. Eu gosto de viajar e encontrar meus amigos para nos finais da semana.)

  •  ¿Cuáles son sus principales cualidades? (Quais são suas principais qualidades?)

Soy una persona muy organizada, puntual y tengo conocimientos avanzados de marketing. Hablo tres idiomas y me relaciono muy bien con las personas.

(Sou uma pessoa muito organizada e pontual e tenho conhecimentos avançados de marketing. Falo três idiomas e me relaciono muito bem com todos os tipos de pessoas.)

  • ¿Cuáles son sus principales defectos? (Quais são os seus principais defeitos?)

Pienso que en determinados momentos soy demasiado exigente. Pero estoy intentando mejorar. 

(Acho que em certos momentos eu posso ser muito exigente. Mas estou tentando melhorar isso.)

  •  ¿Por qué le interesa nuestra empresa? (Por que você está interessado em nossa empresa?)

Creo que es una gran oportunidad para alguien como yo que quiere crecer en su carrera profesional. Es una multinacional muy reconocida y pienso que tengo mucho que aportar a la empresa. (Eu acho que é uma ótima oportunidade para alguém como eu que quer crescer em uma carreira profissional. É uma multinacional bem conhecida e acho que tenho muito a acrescentar para a empresa.)

  •  ¿Por qué se considera la persona adecuada para este puesto? (Por que você acha que é a pessoa certa para esta posição?)

Por mi formación y mis habilidades interpersonales. Soy una persona muy comprometida con mi profesión y trabajo muy bien en equipo. Tengo mucha experiencia en el mercado y amplios conocimientos técnicos. 

(Pela minha formação e minhas habilidades interpessoais. Sou uma pessoa muito comprometida com a minha profissão e trabalho muito bem em equipe. Tenho longa experiência no mercado e conhecimento técnico diversificado.)

2. Não caia no portunhol 

Muitos brasileiros tomam o espanhol como "fácil" por se parecer com o português em alguns aspectos. Mas nada de "portunhol" na entrevista de emprego, combinado? 

É importante saber o vocabulário típico de uma entrevista de emprego para não cair nos falsos cognatos, que são palavras estrangeiras que se parecem com o português na pronúncia e grafia, mas seus significados mudam por completo. Vamos a alguns deles:

  • Puesto = Vaga
  • Experiencia laboral = Experiência profissional
  • Listo = Pronto
  • Apellido = Sobrenome
  • Experto = Especialista, experimentado
  • Oficina = Escritório 
  • Saco = Paletó 
  • Dirección = Endereço 
  • Despido = Demissão 
  • Fecha = Data
  • Sitio = Lugar

3. Atente-se à pronúncia

Agora que você já pesquisou o vocabulário, treinou as frases e aprendeu alguns falsos cognatos, está na hora de treinar a sua pronúncia. Verifique se está falando tudo corretamente por meio de dicionários online ou com o seu professor de espanhol. 

No CNA Net, o portal do aluno CNA, você conta com o Professor Online. É só entrar no site e mandar a sua dúvida no nosso chat que um professor especialista responderá para você! 

4. Mergulhe na cultura 

Conheça as características da empresa onde vai realizar a entrevista. Se ela for de outro país ou negociar com clientes de países específicos, mostre que conhece a história e as peculiaridades de cada um. Caso já tenha viajado para algum desses lugares, conte perspectivas positivas de sua experiência com aquele povo. 

5. Mostre segurança

E, por fim, mostre que está no controle da situação. Não fique preocupado se esquecer alguma palavra ou errar algo. O espanhol não é o seu idioma materno. O importante é você saber sair da situação rapidamente e sem medo - e, claro, não mentir sobre seu nível de conhecimento, já que não há segurança no mundo que possa disfarçar um nível falso de aprendizado. 

A importância da língua espanhola no mundo globalizado é um fato. Por mais que as entrevistas de emprego possam ser assustadoras, com a dose certa de confiança e prática do idioma, você alcançará o sucesso (e a tão sonhada vaga). Boa sorte!