Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA
  • Home
  • Blog CNA
  • Notícias em inglês: quais os melhores sites e como ler bem as informações?

Notícias em inglês: quais os melhores sites e como ler bem as informações?

Notícias em inglês: quais os melhores sites e como ler bem as informações?
Acessibilidade
L L A- A+

Já percebeu que a divulgação dos acontecimentos de escala mundial é, quase sempre, escrita em inglês? Por isso, quem sabe o idioma anglófono consegue entender com mais segurança as informações publicadas em veículos de imprensa estrangeiros.

Entender as notícias em inglês permite duas vantagens. A primeira é o acesso aos fatos em tempo real, sem depender de legendas ou de versões de tradução automática. Isso é especialmente vantajoso para casos em que fica mais difícil uma tradução rápida, como uma coletiva de imprensa ou programas ao vivo.

A segunda é não precisar ficar suscetível aos variados enfoques editoriais e culturais de cada veículo. Cada país e cada site dará destaque a determinados aspectos de um acontecimento. Isso é influenciado pela linha editorial e pelo repertório de cada cultura. Acessando as notícias diretamente e em vários veículos, você consegue fazer sua própria interpretação.

Após a leitura deste artigo, você saberá quais os melhores sites de notícias em inglês e como ler bem as informações. Vamos lá?

Por que ler sites de notícias em inglês?

Ler as notícias em inglês significa ter acesso aos diferentes enfoques editoriais de cada site. Isso porque cada periódico coloca em evidência determinados assuntos sobre um fato.

Além disso, ainda é uma oportunidade de identificar a visão cultural de cada país sobre determinado fato. Faça o teste. Selecione quatro notícias sobre o mesmo assunto de jornais em inglês, de países diferentes. Verá que há diferenças, que podem ser sutis ou mais explícitas. Cada jornal irá priorizar determinado aspecto.

Conseguir acessar esses detalhes ajuda você a adquirir mais recursos ao argumentar. Isso porque saberá os jargões de cada área, ampliando seu vocabulário e as maneiras de defender um ponto de vista.

Quais são os melhores sites de notícias em inglês?

Foto em close de um polegar tocando tela de smartphone com um site de notícias aberto

Viver bem-informado é mais do que ouvir ou ler notícias. Significa compreender o contexto no qual o tema está inserido.

Se você já faz isso em português, que tal aplicar essa mesma rotina no inglês? Sites de notícias em inglês são ótimas fontes para treinar seu vocabulário e ficar antenado nos assuntos do mundo!

Separamos alguns sites de grande prestígio para você não cair em nenhuma fake news. Além disso, assim como nos jornais impressos, os sites de notícias costumam ser separados por editorias. Clique naquelas que se comunicam com os seus gostos pessoais ou interesses profissionais, assim fica mais fácil de se interessar pelo que está lendo.

1. BBC News

A BBC (British Broadcasting Corporation) é, sem dúvida, uma das mais influentes empresas de comunicação do mundo. Ela produz uma cobertura que vai muito além de suas fronteiras nacionais, além de cobrir uma gama variada de assuntos. 

Se você é do tipo que prefere se informar através do rádio ou simplesmente quer treinar o seu listening, a BBC oferece vídeos e podcasts de notícias para você. E, como o nome já diz, a BBC é britânica. Então, aproveite para treinar o repertório britânico, pois você vai escutar muito o sotaque nas notícias.

2. The New York Times

Você provavelmente já ouviu falar desse tradicional jornal dos Estados Unidos. O New York Times possui um portal cheio de editorias para todos os gostos e estilos. Isso é um ponto muito positivo, pois além de conseguir atingir um grande público, o canal também oferece a possibilidade de treinar expressões e vocabulários mais específicos.  

Assim como a BBC, o New York Times também disponibiliza notícias em vídeo. Caso queira treinar o seu listening com o sotaque americano, essa é uma ótima fonte!

3. The Washington Post

Outra fonte de informações vinda diretamente dos Estados Unidos é o Washington Post. Se você se interessa por assuntos como política, economia e notícias quentes sobre o governo dos EUA, esse é o seu portal.

4. Buzzfeed

Se você não faz o perfil super sério, mas ainda assim gosta de se manter informado, o Buzzfeed é seu lugar. Com um formato jovial, cheio de brincadeiras e quizzes, o portal entrega informação e diversão de uma tacada só. Ele pode ser uma espécie de jornal em inglês para iniciantes, por conta da linguagem fácil e descontraída.

5. Rolling Stone

Para os amantes da música, a revista Rolling Stone sempre foi — e continua sendo — uma referência de leitura. Nela, há reportagens, artigos, resenhas de shows, informações sobre lançamentos e entrevistas com os maiores ídolos da música. O site da Rolling Stone vai fazer você treinar a leitura em inglês sem nem perceber.

6. News.Com.Au

Um dos maiores portais de notícias da Austrália, o News.Com.Au é ótimo para acompanhar notícias em inglês com o adicional das especificidades da língua. Isso porque, ainda que eles também falem inglês, existem particularidades da própria cultura local que refletem no conteúdo das notícias.

Essa é uma das vantagens de aprender uma nova língua, falada em muitos países. Sempre haverá uma especificidade, como a do inglês jamaicano, por exemplo.

7. The New Yorker

Para quem gosta de reportagens mais detalhadas e longas, a The New Yorker é uma das revistas mais clássicas da história do jornalismo mundial. É possível acessar gratuitamente o conteúdo pelo site. Para quem curte jornalismo com uma pitada de literatura, vai se apaixonar.

Como conseguir ler as notícias em inglês?

Mulher negra lê no computador que tem a luz refletida nos óculos, à noite.

Para aprender a ter fluência no consumo de notícias em língua inglesa é preciso lidar com dois desafios.

O primeiro é a ideia de que nem sempre você vai conseguir entender todas as palavras. Logo, o importante, principalmente enquanto ainda não se tornou hábito, é ler as notícias em inglês sem pausar a leitura para recorrer o tempo todo ao dicionário. Busque entender o contexto principal da notícia.

O segundo desafio é justamente ter consciência do aparecimento de muitas palavras novas. Isso pode assustar, pois causará a sensação de que o seu inglês é falho.

No entanto, tenha em mente que a linguagem jornalística é rica em repertórios, ao mesmo tempo que possui simplicidade. Afinal, ela é pensada para facilitar a comunicação do maior número de leitores possível.

Logo, na mesma medida em que você lida com um novo vocabulário, também há muita repetição. Veja abaixo uma lista de atitudes para conseguir ler as notícias em inglês:

  • Leia assuntos que você já sabe previamente;
  • Tente entender o sentido e o contexto das palavras sem consultar o dicionário;
  • Use o dicionário com moderação e apenas ao final da leitura da notícia;
  • Comece por notícias pequenas ou até apenas pelo título, chamadas e manchetes;
  • Siga as páginas dos sites nas redes sociais e insira a leitura na sua rotina.

Crie o hábito de ler pelo menos uma notícia em inglês por dia e anotar as palavras que não conhece. Procure o significado delas e fixe-as na memória criando exemplos para cada uma. Jornais em inglês para iniciantes, ou níveis mais avançados, são uma ótima ferramenta de aprendizagem.

Acessar os sites de notícias em inglês pode ser um hábito que mudará para sempre a percepção que você tem sobre o mundo. Afinal, agora você entende o quanto aprender a ler bem as notícias do mundo é uma oportunidade de conhecer diferentes culturas, enfoques e pontos de vista.

Este conteúdo vai ajudar você no seu cotidiano? Já que estamos conversando sobre assuntos mundiais, aproveite agora para tirar a sua dúvida sobre quantos países falam inglês.