Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA

Inglês para vestibular: Confira as dicas do CNA!

Inglês para vestibular: Confira as dicas do CNA!
Acessibilidade
L L A- A+

A fase dos vestibulares é bastante intensa, não é mesmo? Um turbilhão de conteúdos, matérias e fórmulas para decorar. Mas, se você for bem esperto e anotar as nossas dicas de como estudar inglês para o vestibular, vai conseguir tirar de letra essa parte da prova.

Interpretação de texto

Muitos vestibulares utilizam letras de músicas, anúncios ou trechos de notícias para que o aluno interprete o significado de determinada expressão em inglês, traduza alguma palavra ou capte a mensagem geral que o enunciado traz. A dica é adicionar a leitura de notícias em inglês à sua rotina de estudos. Podem ser leituras rápidas, como o Twitter de jornais como o da BBC, da Inglaterra, ou o New York Times, dos Estados Unidos.

Quanto aos trechos de músicas, escolha bandas e cantores que você mais curte para deixar os estudos mais interessantes.  Anote o vocabulário que não entender na letra da canção e tente formar frases com ele para fixar o aprendizado. Um site bacana para treinar e se divertir ao mesmo tempo é o Lyrics Training. 

Tempos verbais

Não é segredo que a língua inglesa possui algumas conjugações verbais diferentes do que estamos acostumados. Mas, para sua sorte, está longe de ter tantas variações quanto a língua portuguesa. Na escola, você deve ter aprendido o verbo to be (e esse conhecimento é muito válido), mas tente revisar — ou aprender — alguns verbos e tempos verbais importantes da língua inglesa, como o simple present, o simple past, o present perfect e o future simple, por exemplo.

Alguns aplicativos podem ajudar nessa jornada, além de deixar a gramática mais divertida. Nós separamos aqui uma lista com os apps mais legais para você praticar inglês. Além disso, você pode se matricular em um curso de inglês para ajudar no vestibular. Afinal, esse será um investimento não só para as provas, mas para a vida inteira!

Conjunções

Essas são umas das queridinhas das provas! As conjunções adoram aparecer em textos, artigos e notícias. Elas atuam como elementos de ligação entre palavras, frases, orações, etc. As mais comuns, dentro da função que exercem, são:

  • Causa: because, as 
  • Finalidade: so, therefore
  • Comparação: similarly, like
  • Oposição: but, although
  • Junção de ideias: and, moreover
  • Adição de ideias: besides, also

Pronomes

Tanto os pronomes pessoais, quanto os possessivos, precisam entrar na sua lista de tópicos de estudos. Veja quem são eles abaixo: 

Pronomes pessoais

I

Eu

You

Você, tu

He, she, it

Ele, ela, gênero neutro

We

Nós

You

Vocês, vós

They

Eles, elas, gênero neutro

 

Pronomes possessivos

Mine

(o) meu, (a) minha

Yours

(o) teu, (a) tua, (o) seu, (a) sua

His, hers, its

(o)/(a) dele, dela, gênero  neutro

Ours

(o) nosso, (a) nossa

Yours

(o) vosso, (a) vossa, (o) seu, (a) sua

Theirs

(o)/(a) deles, delas, gênero neutro

É muito importante saber quem está praticando determinada ação, já que em muitas questões do vestibular, esse é o foco delas. 

Como se dar bem na prova de inglês do vestibular?

Não existe uma fórmula mágica, e sim aquele velho conselho: estude! E foi por isso que nós criamos o CNA ENEM Prep: um minicurso cheio de estratégias e conhecimentos para te ajudar a conseguir o resultado que quer nas provas de vestibular. E, o mais legal é que essas aulas são gratuitas para quem é nosso aluno! Vá até a CNA mais próxima para saber mais e dar um boost no seu inglês pré-vestibular! 

Incorpore o inglês na sua vida de maneira leve e legal para você, como em séries, filmes, músicas e atividades prazerosas. Com o hábito, o idioma vai criando forma dentro da sua cabeça sem você nem perceber!