Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA

Como usar o clubhouse para praticar o inglês

Como usar o clubhouse para praticar o inglês
Acessibilidade
L L A- A+

A premissa é bem simples: gravar áudios para amigos e grupos em vez de precisar digitar tudo o que quer conversar. Clubhouse, a nova rede social criada em 2020 por um ex-funcionário do Google e um empresário do Vale do Silício (Rohan Seth e Paul Davidson, respectivamente) está em alta e pode ser uma valiosa ferramenta para falar inglês.

O Clubhouse é perfeito para quem quer praticar as habilidades auditivas e de conversação. Isso porque é possível entrar em grupos de bate-papo privados ou públicos, seguir pessoas de seu interesse e até criar a sua própria sala de chat com seus amigos e pessoas com quem você queira conversar, incluindo famosos — imagina só bater um papo com a apresentadora norte-americana Oprah Winfrey?

Mas o Clubhouse só funciona se você tiver um convite de admissão e seguir à risca todas as regras de convívio. Caso você ou pessoas que você tenha convidado quebrem alguma regra, a rede social os bane para sempre.

Entre em grupos de inglês

A proposta do Clubhouse é ser uma grande roda de conversa digital. Então, por que não entrar em uma desses grupos cujo tema é inglês? Troque ideias com pessoas que também estão estudando o idioma e use essa ótima oportunidade para pegar dicas que você não conhecia antes.

Outra possibilidade é realmente interagir apenas falando em inglês. Assim, você treina tanto o speaking quanto o listening!

Crie o seu grupo com amigos

Se você é mais tímido(a) e não quer interagir com pessoas desconhecidas, a rede social também permite criar grupos privados. Como o app só admite a troca de áudios, o jeito é conversar! E por que não fazer isso em inglês com seus colegas de sala ou amigos(as) que também querem praticar o idioma?

Aproveite a oportunidade e proponha para a sua turma do CNA fazer uma sala assim! Desse jeito, vocês treinam fora da sala de aula e ainda usam a tecnologia a favor do aprendizado.

Participe de grupos de temas do seu interesse

Não precisa ficar só centrado em grupos de inglês! Você pode escolher pessoas ou salas de chat com tópicos que você gosta (por exemplo, música) e participar como  ouvinte ou dando sua opinião e trocando figurinhas. Como a ideia do Clubhouse é ser uma espécie de podcast interativo, você pode ficar dos dois lados do balcão.

Envie áudios com frequência

Para qualquer tipo de prática, a periodicidade faz a diferença na hora de assimilar novos conteúdos. Crie uma rotina com as suas salas do Clubhouse! Escolha uma hora do dia que fique melhor para você, seja de manhã quando as ideias ainda estão frescas, durante o intervalo do trabalho ou após o expediente com as obrigações do dia feitas. O que importa aqui é estar sempre praticando e em contato com o idioma.

É importante ressaltar que o Clubhouse não tolera qualquer tipo de descriminação, violação das regras de uso e afins. Utilize as ferramentas tecnológicas para tirar bom proveito da oportunidade de conhecer pessoas e colocar o inglês em prática!