Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA
  • Home
  • Blog CNA
  • Sonha em estudar fora? Fique por dentro dos certificados de proficiência em inglês

Sonha em estudar fora? Fique por dentro dos certificados de proficiência em inglês

Sonha em estudar fora? Fique por dentro dos certificados de proficiência em inglês
Acessibilidade
L L A- A+

Se os últimos dois anos foram de pouca esperança para quem buscava continuar ou começar os estudos no exterior, o momento atual parece mais favorável. Em muitos casos, os testes de proficiência em inglês são necessários para comprovar o domínio do idioma. Eles são exigidos principalmente por universidades, instituições governamentais e empresas. 

No âmbito profissional, um certificado pode garantir que você será capaz de acompanhar o dia a dia em outra língua. Com muita dedicação a rotina de estudos e preparo para a prova de proficiência em inglês, o plano será bem sucedido e logo você estará no aeroporto embarcando em uma nova aventura.

Antes de mais nada, é necessário traçar um objetivo, seja ele entrar em uma faculdade fora, buscar um MBA, se candidatar a uma vaga internacional ou dar mais fôlego ao currículo. Idealmente, o candidato precisa buscar todas as informações possíveis sobre o que deseja e isso inclui checar qual a exigência necessária de cada processo seletivo. Além disso, os testes são acessíveis a todas as pessoas, inclusive se você tem alguma necessidade especial, seja visual, de escuta ou aprendizagem. Por exemplo, é possível pedir tempo extra ou demandar a prova ser aplicada em braile. 

 
Sempre quis saber mais sobre os exames de proficiência em inglês? Veja a seguir: 

 

  • Cambridge 

Você sabia? O CNA é um dos centros autorizados de Cambridge, além de oferecer cursos preparatórios. Os certificados Cambridge são necessários em universidades do Reino Unido e em outros países do mundo. Eles possuem validade  permanente e contam com cinco níveis de proficiência em inglês. Desde 2015, a instituição usa o Cambridge English Scale, uma escala usada para complementar o Quadro Comum Europeu de Referências para Línguas (CEFR). São três níveis introdutórios, do A1 ao A3, dois são intermediários – B1 e B2 – e dois de proficiência C1 e C2. Os níveis mais básicos servem para as crianças se familiarizarem com o formato. Dica de especialista: o certificado traz notas específicas por habilidades como listening (escuta) e o speaking (comunicação oral). Claro, fique atento ao sotaque britânico do examinador. 

 

  • TOEFL (Test of English as a Foreign Language) 

Com validade de  dois anos, é aceito nas instituições dos Estados Unidos e da Europa. A aplicação do teste é online com nota de 0 a 120 – o mínimo exigido é 61, mas as faculdades apenas aceitam alunos com pontuação superior a 90. A prova é aplicada em inglês americano e traz muitas questões sobre o ambiente acadêmico. Diferentemente de outros testes, a entrevista é realizada pelo próprio sistema, ou seja, não há interação ao vivo porque as respostas serão avaliadas posteriormente. 

 

  • IELTS (International English Language Testing System) 

Usado principalmente em lugares como Reino Unido, Austrália, Canadá e Nova Zelândia, tem validade de dois anos e é exigido por faculdades, empresas e até mesmo para fins de imigração. A prova é dividida em três fases: reading, writing e speaking, e também conhecida como a mais temida entre os candidatos. 

 

  • Linguaskill

Rápido e realizado por inteligência artificial, o teste online prático vai avaliar 4 habilidades: produção oral, escrita, leitura e compreensão auditiva. O resultado sai em 48 horas, além de que você pode fazer em qualquer lugar e a qualquer momento.

 

  • TOEIC (Test of English for International Communication) 

O teste também é procurado por executivos e requisitado no mundo corporativo. Muito usado nos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália. 

 

Já se candidatou para um desses testes? Veja essas 5 dicas para se preparar para um exame de fluência em inglês:

 

  • Prepare-se com antecedência: além de ter mais tempo para entender as características de cada prova, você consegue se preparar para os desafios que podem aparecer inesperadamente.
     
  • Aposte no speaking: para algumas pessoas é a parte mais fácil, mas para outras, pode ser um pesadelo. O jeito é testar muito em casa! 
     
  • Fique de olho no horário: como cada teste tem uma duração específica para cada fase, vale simular essa preparação antes do grande dia e arrasar na hora.
     
  • Prepare-se com o CNA: oferecemos os cursos preparatórios para certificados em inglês e espanhol. Clique aqui e saiba mais.

     


Mantenha sempre em mente o objetivo: aprofundar-se no inglês e ingressar em uma nova aventura no exterior! O processo pode parecer trabalhoso, mas será muito recompensador em nível pessoal e profissional. Ainda mais com a ajuda do CNA: conosco você sempre pode ir muito mais longe.