Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA

Em busca de livros para começar a ler em inglês?

Em busca de livros para começar a ler em inglês?
Acessibilidade
L L A- A+

Aprender a falar inglês é um processo contínuo que se mantém em desenvolvimento dentro e fora das salas de aula. Além do material didático, existem diferentes maneiras para auxiliar no progresso de habilidades como listening, speaking e ganho de vocabulário. Para quem quer caprichar na rotina de estudos: você já pensou em como a internet pode acelerar nesse processo? 

Por exemplo, aprender inglês com vídeos nas redes sociais se tornou uma importante ferramenta complementar no desenvolvimento do aluno. Além de conhecer outras culturas, treinar o vocabulário e a leitura, são inúmeras as recomendações disponíveis online. 

Aprender inglês online nunca foi tão divertido, inclusive, há diversas dicas para aprender inglês por meio de músicas e livros. Se você se interessa por romances ou thrillers, os livros em inglês aumentam o seu conhecimento sobre outras culturas e novas palavras para o seu repertório. 

Se você busca livros fáceis para ler em inglês com histórias diferentes, instigantes e cativantes, não deixe de conhecer o fenômeno #BookTok:

São milhares de adolescentes dividindo hábitos de leitura e indicações com temas especiais. Somente essa hashtag conta com quase 16 bilhões de visualizações no TikTok, agora a #BookRecomendation possui mais de 1 bilhão de views e os desafios, conhecidos como challenges, somam 12 milhões de visualizações. 

Os livros em inglês que são hit na nas redes sociais 

Dentro da plataforma, os falantes de língua inglesa compartilham as leituras do mês, anotações, citações, organizam clubes do livro e criam listas personalizadas. Já pensou em encontrar livros fáceis para começar a ler em inglês? 

De dramas, passando por romances históricos, encontre os livros em inglês para se aprofundar ainda mais no universo da língua inglesa. A popularidade do formato acabou impactando nas vendas de livros nos Estados Unidos. Com um pouco mais de um ano de isolamento social, alguns livros antigos entraram na lista dos mais vendidos impulsionados pelas publicações na plataforma. 

"Nunca vimos esses tipos de vendas malucas – quero dizer, dezenas de milhares de cópias por mês – com outros formatos de mídia social", explicou Shannon Devito, diretor da livraria estadunidense Barnes & Nobles, em entrevista ao jornal New York Times. Para atualizar a sua estante de livros em inglês, conheça alguns títulos que são tendência no TikTok:  

  • A Little Life (2015) - Hanya Yanagihara 

 

A #alittlelifebook soma quase 5 milhões de visualizações na plataforma. A ficção conta com uma linguagem descomplicada e uma narrativa densa sobre amizade e trauma. Os leitores acompanham as relações entre um grupo de amigos, da infância até a velhice, como essas pessoas se comportam em frente aos desafios da vida. 

  • The Song of Achilles (2012) - Madeline Miller 

Desde a segunda metade do ano passado, o livro continua vendendo 10 mil cópias semanais nas lojas dos Estados Unidos, afinal são mais de 58 milhões de visualizações na tag com o nome da obra. A história fala sobre o mito grego de Aquiles, em especial sobre o romance entre o herói da mitologia e o seu companheiro, Patroclus.  

  • The Cruel Prince (2018) - Holly Black 

Você gosta de fantasia? Então precisa conhecer a história do "Cruel Prince", o primeiro livro da trilogia "The Folk of the Air". A narrativa acompanha a história da protagonista Jude Duarte, que aos 17 anos está presa entre intrigas e mistérios da corte. A marcação do livro tem 173 milhões de visualizações, já a #TheCruelPrinceCosplay, para quem gosta de se caracterizar, também se tornou popular e hoje soma mais de 2 milhões de views. 

  • We Were Liars (2018) - E. Lockhart 

Finalista do National Book Award, o suspense fala sobre as relações e acontecimentos que envolvem membros de uma família, que vive em uma ilha. Além de ser recordista de resenhas no TikTok, com quase 55 milhões de visualizações na hashtag, os usuários da plataforma elogiam o design da capa e a estética da narrativa. 

  • They Both Die at the End (2017) - Adam Silvera 

O que acontece se você souber que tem pouco tempo de vida? Essa é a premissa do livro que acompanha os últimos momentos de Mateo Torrez e Rufus Emeterio, estranhos que a vida acaba unindo. Juntos, embarcam em uma última aventura. Com mais de 45 milhões de visualizações, os usuários ressaltam a beleza da escrita e a forma como a narrativa é desenvolvida pelo autor. 

Adicione mais conhecimento em inglês na sua rotina 

Em quase todos os vídeos disponíveis no TikTok, esses leitores empolgados e criativos usam recursos gráficos e de edição para contarem as suas histórias. Então as legendas, algo super importante da aprendizagem de uma nova língua, já estão garantidas. 

As dicas também são sempre válidas para aperfeiçoar a leitura e a conversação, além de complementar os assuntos e aprendizados das aulas. Aprender inglês online por meio das redes sociais acrescenta à sua aprendizagem e funciona para quem ama consumir conteúdo online. 

Os formatos rápidos, dinâmicos e criativos também auxiliam na absorção de novos vocabulários. Com o treino constante, afinal, o número de pessoas conectadas nas redes sociais não para de crescer, reforçar o inglês nunca foi tão cômodo. 

Além da possibilidade de você salvar, compartilhar e dividir conteúdos com os colegas, de forma leve e interessante, se atualizar sobre assuntos que realmente te interessam. Veja 5 dicas para aprender inglês com vídeos do TikTok: 

  • Não se esqueça de salvar o vídeo! Além de ajudar o seu creator favorito a continuar produzindo novidades, e aprender inglês online, você poderá sempre consultar quando bater aquela dúvida.
     
  • Procure as palavras que você não conhece: aperte o pause por um instante e vá atrás do significado. Basta abrir uma nova aba. 
     
  • Se quiser caprichar ainda mais no aprendizado de inglês online, anote a palavra nova em um caderninho ou no bloco de notas do celular. No final do ano, você poderá olhar para trás e ver quantas palavras novas aprendeu. 
     
  • O seu influencer preferido vive em outro país? Já imaginou como deve ser viver por lá? Com um pouco de curiosidade e com a ajuda da internet, você pode encontrar mais informações sobre o local e aproveitar para aprender novas palavras em inglês. 

Depois de conhecer novos autores e dicas para adicionar novas palavras ao vocabulário, não se esqueça de criar um hábito de leitura diário, poucos minutos já fazem a diferença. 

Para além da rotina de estudos, aprender inglês, por meio de livros e de vídeos nas redes sociais, será um fator agregador na sua trajetória pessoal e profissional.