Matricule-se
Fazer matrícula
Como tirar passaporte? Confira o passo a passo
26/09/2023

Saber como tirar o passaporte é uma atitude essencial para quem deseja viajar para o exterior, conhecer novas culturas e exercitar um novo idioma. No entanto, existem algumas recomendações para essa emissão.

Tenha em mente que o passaporte é um documento que qualquer pessoa pode ter, mesmo quem não tem uma viagem internacional programada.

Na verdade, devido à burocracia, o recomendado é emitir o passaporte com calma e sem prazos. São noventa dias estipulados para a impressão do seu passaporte, fora o tempo de agendamento e de reunião dos documentos.

Pensando nisso, entenda agora o que é um passaporte, qual a importância de ter um, valores, taxas e todos os documentos necessários para a emissão. Veja o passo a passo e conquiste antecipadamente esse item obrigatório para entrar em outros países.

O que é um passaporte?

Casal de turistas felizes tiram selfie dentro do avião.

O passaporte é um documento exigido em viagens. Funciona como uma identidade com validade mundial, emitida pelo governo de cada país. Logo, atesta sua nacionalidade e é o meio de solicitar, com o aval do Estado, permissão para cruzar fronteiras e adentrar em um país estrangeiro.

O passaporte permite o registro de suas entradas e saídas dos países, além de autorizações e vistos. É importante ter noção de que passaporte não é o mesmo que visto. Este último é um documento emitido pelo país que se quer visitar, permitindo que você circule pelo território.

Dessa forma, isso é uma garantia de que você está apto, durante determinado período de tempo, a visitar, trabalhar ou morar no país — a depender do tipo de visto. Para conseguir um visto, é preciso ter um passaporte. Você deve apresentar esses documentos em aeroportos, por exemplo.

Quais são os documentos necessários para a emissão do passaporte?

Há um conjunto de documentos necessários para solicitar o seu passaporte. No entanto, em alguns casos, isso poderá ser adaptado. Por exemplo, há pessoas que são casadas, logo, precisam apresentar a certidão de casamento, ao invés da certidão de nascimento.

Confira a lista de documentos abaixo:

  • Certificado de naturalização ou portaria
  • Certidão que demonstre alteração de nome
  • Passaporte anterior ou comprovação de ocorrência
  • Documentação do indígena não integrado
  • Certidão de regularidade com o serviço militar obrigatório
  • Outros documentos
  • Certidão transcrita no livro E
  • Autorização para menor
  • Comprovação de sexo
  • Fotografia 5 x 7 – para menor de 5 anos
  • Certidão de regularidade eleitoral
  • Documento de identificação
  • Comprovante de emancipação

Quanto custa tirar um passaporte?

O custo de emissão do passaporte é de R$ 257,25 (em 2023). O valor é pago por meio de boleto e não pode ser dividido em parcelas, não variando entre adultos e crianças.

Qual o passo a passo para tirar o passaporte?

Para conseguir o seu passaporte é simples. No entanto, é preciso de organização e atenção – além de um pouco de tempo. As etapas para obtê-lo são realizadas em casa e no posto da Polícia Federal.

  1. Reúna os documentos (em casa)
  2. Preencha o formulário no site da Polícia Federal (em casa)
  3. Pague o boleto (em casa)
  4. Agende o atendimento (em casa)
  5. Apresente os documentos presencialmente no dia agendado (posto da Polícia Federal)
  6. Consulte o andamento da solicitação do seu passaporte (em casa)
  7. Busque o passaporte (posto da Polícia Federal)

Não espere a oportunidade de uma viagem internacional aparecer para saber como tirar o seu passaporte. Afinal, você já sabe que muitas etapas são feitas ainda em casa. Dê mais esse passo para se tornar um cidadão do mundo.

Este conteúdo foi útil para você? Aproveite para compartilhar com seus amigos e começar a planejar a viagem dos sonhos!

0 comentários

Pular para o conteúdo
Share via
Copy link