Notícia

DICA CNA: TREINE 15 MINUTOS POR DIA E MELHORE SUA FLUÊNCIA NO INGLÊS

12/06/2015

EDUCAÇÃO

O mercado altamente competitivo faz com que as empresas exijam cada vez mais dedicação de seus profissionais. A rotina corrida é um dos principais desafios também para quem quer se dedicar ao aprendizado de um novo idioma. Segundo pesquisa conduzida pela Ipsos, apenas 3% dos brasileiros declaram estudar inglês.

Para a consultora pedagógica da rede de escolas de idiomas CNA Jaqueline Fernandes, com um um pouco de dedicação, organização e exercícios diários de apenas 15 minutos é possível melhorar significativamente o nível linguístico, ampliando o vocabulário, estimulando a capacidade de escutar e revisando estruturas gramaticais.

Confira a seguir uma sugestão de planejamento de estudos que pode ser realizada em situações rotineiras, como no percurso até o trabalho ou a faculdade:

· Segunda-feira: Escolha uma música em inglês que você goste e preste atenção na sonoridade das palavras. Uma dica é começar com os ritmos mais lentos, que costumam ser mais fáceis para entender. Repita o processo durante quinze minutos e, ao final, perceba o quanto sua compreensão evoluiu.

· Terça-feira: Lembra-se da música do dia anterior? Que tal buscar a letra dela? Leia e perceba o quanto você havia de fato compreendido enquanto ouvia a canção. Achou novas palavras? Ótimo, anote-as!

· Quarta-feira: É hora de pesquisar o significado das palavras anotadas no dia anterior. Pode ser em um dicionário impresso ou ainda por meio de aplicativos para celular. Tente fazer conexões entre o significado das palavras e o contexto da música aprendida.

· Quinta-feira: É dia de praticar a pronúncia. Que tal convidar um amigo para um almoço? Se ele falar inglês, melhor ainda! Vocês podem arriscar quinze minutos de conversa no idioma e deixar o almoço ainda mais divertido.

· Sexta-feira: Não podemos deixar a escrita de fora. Que tal recriar o contexto da música dessa semana em algumas poucas linhas? Utilize as palavras e estruturas aprendidas para fazer a sua própria interpretação da história.

Por incrível que pareça, quinze minutos por dia farão muita diferença na fluência no idioma. Depois da música, na semana seguinte é possível variar, explorando uma matéria de revista ou jornal, um discurso, uma notícia de telejornal, etc. O importante é partir de algo real que chame sua atenção e fazer disso uma motivação durante a semana. Bons estudos!

Voltar