Somente neste ano, a rede de ensino de idiomas CNA estima que serão aplicados 10 mil exames para alunos da marca e candidatos em geral.
As certificações internacionais de proficiência em idiomas são reconhecidas mundialmente e desempenham um papel crucial na confirmação das habilidades linguísticas, abrindo portas não só para oportunidades educacionais, mas para o impulsionamento da carreira profissional e desenvolvimento pessoal. Somente para alunos da rede de escolas de idiomas do CNA e candidatos que procuram a escola, por exemplo, a estimativa é que sejam aplicados 10 mil exames até o final do ano.
“O CNA oferece um caminho estruturado para a certificação internacional. Um dos pontos que vale ressaltar são os cursos preparatórios para o aluno que deseja atingir melhor desempenho no exame, com avaliações regulares, identificação de possíveis melhorias e ajuste no foco do estudo, conforme a necessidade e progresso do aluno”, destacou o Chief Knowledge Officer (CKO), Marcelo Barros.
Segundo Barros, a rede de idiomas começou a aplicar os testes em 2015 alcançando mais de 110 mil avaliações neste período de quase 10 anos. “Somos o maior centro aplicador Cambridge no Brasil e, além do inglês, realizamos provas também para os estudantes que desejam obter a certificação em espanhol”, revelou Barros.
Sobre o perfil de quem solicita a realização do teste, geralmente são jovens adultos que estão em vias de conseguir o primeiro estágio ou emprego e todos os alunos que concluem o curso de inglês e espanhol, já que o exame é oferecido sem custos logo após a conclusão.
Em relação ao espanhol, de acordo com a rede, nos últimos sete anos foram aplicadas mais 9 mil provas para alunos da rede e candidatos em geral.
Sobre as características dos testes, a rede afirma que são exames internacionais desenvolvidos por diversas instituições, reconhecidos e aceitos em múltiplos países. O exame SIELE (Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española), por exemplo, tem sido muito utilizado por médicos que querem fazer residência em países da América Latina, e o Linguaskill (Cambridge) por funcionários bancários e membros do Exército Brasileiro.
Curso preparatório para teste de certificação se adaptam às necessidades de cada candidato
Em média, os cursos preparatórios para a prova de avaliação do idioma vão depender nas necessidades do candidato, da escola, do modelo escolhido e do nível de inglês que a pessoa possui, e podem durar entre seis meses e um ano. As provas estão disponíveis para o público infantil e adultos, como os exames de Cambridge e IELTS (International English Language Testing System), este último o certificado de inglês mais aceito no mundo atualmente.
“Obter uma certificação internacional de idiomas por meio do CNA garante reconhecimento global das habilidades linguísticas adquiridas, ampliando as oportunidades educacionais e profissionais”, afirmou Barros.
Após a avaliação, os exames de Cambridge, por exemplo, disponibilizam o resultado em até dois meses, de forma online, com o certificado físico enviado um mês depois. Já o Linguaskill não é certificado, e sim, um test report que é disponibilizado apenas online em até 72 horas. No caso do IELTS, o resultado online está disponível em até cinco dias e o certificado digital, após 15 dias. Por último, o SIELE disponibiliza em até 21 dias úteis o resultado online e, depois de mais um mês, o certificado online pode ser acessado pelo candidato.
Conheça as principais diferenças entre os exames Cambridge e IELTS
- Cambridge English Qualifications: são exames aprofundados, baseados em pesquisas sobre a eficácia do ensino e da aprendizagem. Eles motivam pessoas de todas as idades e capacidades a aprender o inglês e a desenvolver conhecimentos práticos para uso no mundo real. Cada prova concentra-se em um nível do Quadro Europeu Comum de Referência (CEFR), ajudando os alunos a melhorar passo a passo suas habilidades da expressão oral e escrita, leitura e compreensão auditiva.
- IELTS (International English Language Testing System): foi desenvolvido para testar as habilidades linguísticas de pessoas que querem estudar ou trabalhar onde o inglês é usado como língua de comunicação. Mais de 2,5 milhões de testes são realizados todos os anos. Instituições de ensino, empregadores, agências de registro profissional e agências governamentais de imigração geralmente exigem uma prova de habilidade na língua inglesa como parte de seus procedimentos de recrutamento ou admissão. O IELTS é amplamente aceito para estes fins.