Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA
  • Home
  • Blog CNA
  • Descubra truques para puxar conversa em inglês e mandar bem no bate-papo

Descubra truques para puxar conversa em inglês e mandar bem no bate-papo

Descubra truques para puxar conversa em inglês e mandar bem no bate-papo
Acessibilidade
L L A- A+

A famosa conversa de elevador pode parecer ainda mais assustadora em uma língua estrangeira, mas não se amedronte diante dessa missão porque aos poucos – e com a ajuda de algumas dicas – a tarefa se tornará natural. Qual é o tópico ideal para conversação em inglês? A realidade é que ele não existe, afinal, tudo depende da situação. 

Algo muito válido para se lembrar é que, conforme você avança no curso de inglês no CNA e turbina a rotina de estudos em casa, seja com músicas ou séries, o seu vocabulário também se expande com as novas adições de palavras. Por exemplo, ainda mais agora, com a vacinação e a reabertura dos aeroportos, as possibilidades de viagem para fora voltaram a aparecer no horizonte. 

Para muitos especialistas em etiqueta, trazer o assunto "coronavírus" em um primeiro momento pode ser anticlímax. "Pode ser uma batalha pedir para não falar sobre a doença. De qualquer forma, as pessoas devem se sentir à vontade para dizer que também se sentem assustadas, mas que querem falar sobre outra coisa", explica Kelly Williams Brown, especialista em etiqueta, ao jornal New York Times

Como jogar conversa fora em inglês? Vale a pena pensar sobre o nível de intimidade com o interlocutor e principalmente qual é o propósito do contato. Mas se ainda assim, a ansiedade falar mais alto, conte com a sua própria lista de expressões favoritas para quebrar o gelo – quando você menos esperar, já estará conversando em inglês. Susan RoAne, autora do livro "How To Work A Room", fala que tudo depende da sua perspectiva. 

Estar sob o mesmo teto já é uma introdução, afinal, dessa forma vocês já têm algo em comum. Se todo mundo tiver a consciência de que estamos todos um pouco desconfortáveis, é possível ter uma leitura mais acolhedora da situação. "O que posso fazer para outra pessoa ficar confortável comigo? Não é apenas uma estratégia para socialização, mas um ato de gentileza", comenta a escritora ao jornal The Guardian. Por exemplo, inverta a ideia de "com quem eu vou ter que conversar hoje?" para "quem será que vou conhecer hoje?". 

Para RoAne, aliás,  existem três "conversation killers" (assassinos de conversas) no caso de conversas em inglês. Um deles seria a competição de histórias: "you think you've got it bad, I've got it worse" (você acha que sofreu, eu sofri mais).  Outro exemplo é interromper a pessoa no momento em que está falando. Além disso, corrigir sua pronúncia ou gramática pode ser pouco sensível à situação. Lembre-se de que a comunicação é sempre uma troca e é sempre importante pensar em como a sua mensagem vai afetar o interlocutor. 

 

Em busca de temas para conversação em inglês? Anote as dicas a seguir: 
 

  • Are you binge-watching anything good right now? (Você está maratonando  algo no momento?)
  • Have you read anything good lately? (Você leu algum livro bom recentemente?) 
  • How are your parents/siblings/kids? (Como estão os seus pais/irmãos/filhos?)
  • Have you been working on any projects? (Você está trabalhando em algum projeto no momento?) 

 
Como conversar em inglês com pessoas que você não conhece: 
 

  • What's your story? (Qual é a sua história?) 
  • Having fun? (Você está se divertindo?) 
  • How do you know the host? (Você conhece o dono da casa/festa/evento?) 
  • Have you ever been to a place like this before? (Você já esteve em um lugar como esse?)

 


 

 
Com essas dicas, jogar conversa em inglês pode ser mais fácil do que você imaginava. Dar o primeiro passo nunca é fácil, mas o resultado sempre é surpreendente. Escute atentamente a resposta da pessoa para encaixar a próxima pergunta ou enganche um comentário para manter o papo fluindo. Independente da sua estratégia, enxergue como uma oportunidade de se comunicar, afinal, somos todos desconhecidos até o primeiro "olá".