Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 7
Blog CNA

Aprenda os dias da semana em espanhol

Aprenda os dias da semana em espanhol
Acessibilidade
L L A- A+

Astros, planetas e deuses romanos como pano de fundo da semana

Muita gente já caiu no erro de acreditar que português e espanhol são quase idênticos. Por serem línguas latinas, realmente, há alguma semelhança. Mas dizer que sabe espanhol só porque fala português, e vice-versa, é ir muito além. Os dias da semana em espanhol, por exemplo, são bem diferentes dos dias da semana em português (que, por sua vez, são bem diferentes dos dias da semana em inglês). Para você ter ideia de que é preciso, sim, estudar espanhol mesmo sendo falante da língua portuguesa, é que apenas dois dos dias da semana são iguais na escrita entre esses dois idiomas: sábado e domingo!

Antes de mais nada, vamos nos apropriar dos nomes dos dias da semana em espanhol:

  • segunda-feira = lunes;
  • terça-feira = martes;
  • quarta-feira = miércoles;
  • quinta-feira = jueves;
  • sexta-feira = viernes;
  • sábado = sábado;
  • domingo = domingo.

Cada dia da semana em espanhol recebe um nome inspirado em astros, planetas ou deuses romanos. Podemos perceber, também, que muitas línguas originadas do latim têm nomes para os dias da semana parecidos. 

Por exemplo, você sabia que segunda-feira em italiano é ‘lunedi', e 'lundi' em francês'? Bem parecido com lunes, né?!

Dias da semana em espanhol

Segunda-feira (lunes)

Segunda-feira, ou lunes, recebe seu nome por conta da Lua. E muitas pessoas acreditam que lunes é o dia que dita como a sua semana inteira será. Exatamente por causa disso, existe um dito popular, ou um 'refrán', que fala sobre isso: "Llorar lunes de mañana, llorar toda la semana" (Chorar na segunda-feira de manhã, chorar por toda a semana).

Terça-feira (martes)

Marte, o nosso planeta vermelho do sistema solar, empresta seu nome para a terça-feira: Martes, que teve inspiração no Deus da guerra romano. Segundo a crença popular, esse é o dia das coisas boas, da produtividade, e o refrán para martes é "Si en martes de carnaval te casas, no habrá hijos ingratos en tu casa" (Se em uma terça-feira de carnaval você se casa, não terá filhos ingratos em sua casa). Em francês e italiano, a inspiração mitológica é a mesma (mardi e martedi, respectivamente). 

Quarta-feira (miércoles)

O meio da semana é marcado pela quarta-feira, ou melhor dizendo, miércoles, o dia que recebe seu nome em homenagem ao planeta Mercúrio, deus romano conhecido como o mensageiro dos deuses. Enquanto algumas pessoas enxergam a quarta-feira como um dia que nunca acaba, outras o enxergam como um passo mais próximo do final de semana, por isso "Ni miércoles sin sol, ni viuda sin dolor, ni muchacha sin amor" (Nem quarta-feira sem sol, nem viúva sem dor, nem menina sem amor).

Quinta-feira (jueves)

A quinta-feira, jueves, foi nomeada em homenagem a Júpiter, deus romano dos céus e dos raios — conhecido na mitologia grega por Zeus. Muitos acreditam que esse seja o dia dos jovens ('jóvenes', em espanhol) e, para celebrar esse dia, nada melhor do que o refrán "Jueves, buen día para las mujeres que tienen dinero y pocos quehaceres " (Quinta-feira, bom dia para as mulheres que têm dinheiro e poucos afazeres).

Sexta-feira (viernes)

Finalmente, sexta-feira! Ou viernes, dia de Vênus, a deusa romana do amor, conhecida como Afrodite na mitologia grega. O dia em que todos podem se divertir e descansar, porém "Quien ríe em viernes llora en domingo" (Quem ri na sexta-feira chora no domingo). Mas é melhor nem pensar que lunes está pertinho novamente, né?!

E o final de semana? Sábado e domingo!

¡El sábado y el domingo están aquí! Sábado recebe seu nome por conta de Saturno, e domingo recebe seu nome por conta do Sol. Saca só esses dois refranes para os melhores e mais esperados dias da semana:

  • "En invierno y en verano, el buen dormir es en sábado" = No inverno e no verão, o bom sono é no sábado;
  • "Mozo dominguero, no quiere lunes" = Moço domingueiro não quer segunda-feira.

Agora você já pode surpreender a todos com os seus conhecimentos sobre refranes y los días de la semana!

Continue seguindo o CNA em todas as redes sociais para mais dicas como essa!