Conhecer Jesús para melhorar o espanhol? Se alguém nunca fez essa pergunta para você, provavelmente é porque ainda não assistiu ao filme hispânico Campeones. Protagonizado pelo ator Jesús Vidal, a história é uma boa oportunidade de conhecer os desafios de pessoas com diversidade funcional no contexto da cultura espanhola.
Aprender espanhol por meio de temas que auxiliam o aluno a construir valores morais e éticos sólidos é um dos passos para uma educação definitiva. Pensando nisso, após a leitura deste texto, você perceberá como o contato com um novo idioma amplia visões de mundo, com mais inclusão, diversidade e visibilidade.
Quem é o espanhol Jesús Vidal?
Ele é um ator com deficiência visual que, após protagonizar o filme Campeones, ganhou o prêmio Goya — o mais importante do cinema espanhol.
O filme está disponível na Apple TV, no YouTube e no Google Play, e conta a história de um técnico de basquete que precisa trabalhar com uma equipe de pessoas com deficiência.
O discurso de Jesús Vidal, ao conquistar o Prêmio Goya, comoveu o público, pois trouxe à tona a importância de ter mais atores com deficiência no cinema espanhol. Vale a pena conferir o vídeo logo abaixo.
“Mami, gracias por darme la vida, me enseñaste a ver la vida con los ojos de la inteligencia y del corazón. Te quiero.”
“Mamãe, obrigado por me dar a vida, você me ensinou a ver a vida com os olhos da inteligência e do coração. Eu te amo.”
O trecho da fala do ator, em espanhol, é um bonito exemplo de como a educação facilita o diálogo entre a emoção e a razão. Aprender uma língua mais rápido acontece em situações em que estamos emocionalmente confortáveis. Por isso, ficar calmo e ter curiosidade sobre um tema pode levar você a absorver melhor as informações.
Relembre os artigos definidos em espanhol
Destacamos em negrito algumas palavras da fala de Jesús Vidal para você aproveitar e reforçar os seus conhecimentos em espanhol. Afinal, nesse trecho, podemos ver como são utilizados os artigos definidos em espanhol (el, la, los) e contrações. Isto é:
· La vida.
· Los ojos.
· La inteligência.
· Del corazón.
Este último — del — na verdade, é a contração da preposição “de” com o artigo definido masculino do singular “el”.
Como se referir em espanhol a pessoas com deficiência?
Em português já sabemos que o correto sempre é dizer Pessoa com Deficiência. Ao fazer isso, se evita termos incorretos que acabam por trazer uma visão equivocada da condição de vida de determinadas pessoas.
Ao assistir a um filme em espanhol, durante a leitura de algum livro ou notícia em castelhano, você pode encontrar termos como “discapacidad” e “diversidad funcional”. A forma correta de se referir em espanhol a pessoas com deficiência é o segundo termo, “diversidad funcional”.
Entender as pessoas como singulares, que vivem experiências diferentes, é um dos objetivos quando falamos sobre “diversidad funcional”.
Agora você já conhece Jésus, relembrou um pouco sobre os artigos definidos em espanhol e sabe como se referir, no idioma hispânico, a pessoas com deficiência.
A troca entre diferentes pessoas é uma realidade para o CNA Idiomas. Por exemplo, sabia que oferecemos material em braile e com letras maiores para alunos com deficiência visual? Conheça mais sobre o nosso compromisso, acessando o e-book gratuito “Entender para Incluir: guia CNA para o trabalho com alunos com necessidades educacionais especiais”.